O Programa Operacional de Apoio às pessoas mais carenciadas (POAPMC), Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados, foi criado em 11 de março de 2014, pela Comissão Europeia, em substituição do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC).
O POAPMC tem como principal objetivo a atenuação das formas mais graves de pobreza, através da prestação de assistência não financeira às pessoas mais carenciadas. Deste modo consiste na distribuição de géneros alimentares, bem como a realização de ações de acompanhamento que permitam capacitar as pessoas na seleção dos géneros alimentares, na prevenção do desperdício e na optimização da gestão do orçamento familiar.
A nível nacional, o POAPMC pretende auxiliar cerca de 60.000 habitantes. No concelho de Montemor-o-Velho, a Santa Casa da Misericórdia é entidade mediadora, dando assistência a 9 agregados familiares, num total de 25 pessoas. O cabaz de alimentos distribuídos é constituído por 18 produtos de acordo com um plano alimentar delineado pela Direção Geral de Saúde.
As famílias a integrar este programa deverão corresponder aos critérios definidos pela Segurança Social, devendo dirigir-se ao Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social para avaliação da sua situação socioeconómica e devida abertura do processo familiar.