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Benvindos S. C. M. Vila de Pereira

RESPOSTAS SOCIAIS - S.A.D.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social com capacidade para 40 utentes, que consiste na prestação de cuidados individualizados a indivíduos e/ou famílias no seu domicilio, quando, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento não possam, assegurar de forma temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e atividades da vida quotidiana. Este serviço encontra-se ao dispor dos que necessitam, no período compreendido entre as 8 horas e as 18 horas, de segunda a sexta feira.

 

Através da sua intervenção o SAD tem como objetivos gerais contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias e contribuir ainda para retardar ou evitar a sua institucionalização. Através destes, pretende-se assegurar aos indivíduos e famílias a satisfação das necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar.

 

Para o desenvolvimento da resposta, são proporcionados um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente;

 

- Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;

- Cuidados de higiene e de conforto pessoal;

- Tratamento da roupa do uso pessoal do cliente;

- Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;

- Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade.

 

O SAD assegura ainda outros serviços, nomeadamente:

 

- Acompanhamento e transporte, a consultas assim como aos exames complementares de diagnóstico;

- Realização de atividades de motricidade e ocupacionais;

- Realização de pequenas reparações/modificações no domicílio

- Saúde (assistência medicamentosa; avaliação da glicemia/tensão arterial; administração de insulina; contacto com equipa de saúde; levantar/deitar; posicionamentos);

- Apoio psicossocial;

- Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos clientes;

 

DOCUMENTOS A APRESENTAR

 

DO CANDIDATO

 

a) Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

 

b) Cartão de Contribuinte

 

c) Moradas e contactos

 

d) Cartão de beneficiário da Segurança Social

 

e) Cartão do Sistema Nacional de Saúde

 

f) Comprovativo dos rendimentos actualizado

 

DO REPRESENTANTE LEGAL

 

a) Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

 

b) Cartão de Contribuinte

 

c) Moradas e contactos

 

DOCUMENTOS DISPONÍVEIS:

REGULAMENTO INTERNO SERVIÇO APOIO DOMICILIÁRIO